Como calcular a nota dos seus exames

Nota Média Enem 2019: Os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019 poderão conferir abaixo informações sobre inscrições, provas, redação, resultados e notas do exame.

O MEC – Ministério da Educação e INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgarão em breve as primeiras informações sobre o Enem 2019.

Como o exame chega à sua décima oitava edição em 2019 os estudantes já podem começar a se preparar através de informações extraoficiais, baseadas nas edições anteriores.

O Edital deve ser divulgado em maio e logo em seguida deve ser aberto para que os estudantes efetuem inscrição no Enem 2019, que estará disponível por um único meio, o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico.

Semanas antes da aplicação das provas, previstas para o mês de outubro, os estudantes receberão em suas residências o Cartão de Confirmação de Inscrição, que dentre algumas importantes informações traz o Local de realização das provas.

O resultado do Enem 2019 será divulgado somente entre a metade de dezembro e o início de janeiro de 2016.

Mesmo antes das inscrições do exame os estudantes já buscam informações sobre as provas, inclusive sobre a Nota Média Enem 2019.

Como é calculada a Nota Média Enem 2019?

O cálculo da Nota Média Enem 2019 é simples: basta somar as cinco notas obtidas nas provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos e Redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

A média obtida deste cálculo é utilizada, por exemplo, no Prouni – Programa Universidade Para Todos, que seleciona estudantes para bolsas integrais e parciais em faculdades particulares em todo o país.

Porém, para poder participar do Prouni é preciso obter nota média de pelo menos 450 pontos e nota maior do que zero na redação (Saiba mais sobre a relação entre Prouni e Enem 2019).

Já a nota média Enem 2019 para o Sisu já é mais complexa, pois no Sistema de Seleção Unificada, que seleciona estudantes para as vagas de instituições públicas de ensino superior, as notas variam de acordo com os pesos atribuídos para cada curso, e estes pesos são estabelecidos por cada instituição (Saiba mais sobre Sisu e Enem 2019).

Continue se preparando para o Enem 2019. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *