Dicas de estudantes que estão se preparando para exames

É de suma importância o preenchimento correto de todas as informações pedida no momento da inscrição ENEM 2020.

O candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição para que a mesma se confirme, conforme declarado inicialmente no artigo. Esse pagamento também deve ocorrer dentro do prazo de vencimento do boleto. No último ano a taxa de inscrição Enem sofreu uma alteração significativa. Veja quanto era e como ficou o valor atual:

  • Valor anterior: R$ 35;
  • Valor atual: R$ 68.

Desde que o candidato preencha os requisitos necessários, ele poderá solicitar a isenção da taxa. Na própria página onde ele efetuar a inscrição de isenção. Ficam destinada a declaração de carência as pessoas que não têm condições financeiras de fazer o pagamento da taxa de inscrição. Se for o caso, na página terá um local que você poderá realizar essa solicitação, selecione “solicitar isenção de taxa”. Lembrando que o Inep pode solicitar, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada.

Ainda existe algumas regras que muitos participantes que conseguem a isenção não estão cientes, que se faltarem algum dia de prova vão perder o direito à isenção na próxima edição do ENEM.

Após realizar as inscrições, o que fazer?

Depois que o candidato efetuar as inscrições ENEM o próximo passo é acompanhar a mesma. O acompanhamento da inscrição pode ser feito através do site. O site do Enem 2020 disponibiliza a página de participante por meio da qual os candidatos podem obter informações sobre o processo como o local de prova ENEM 2020.

As provas do Enem 2020 só serão aplicadas no segundo semestre do ano, normalmente no mês de outubro. No Portal do Participante tem todas as informações referente ao processo. No portal também constam dicas e informações para que os candidatos possam ir bem preparados para a prova, bem como o resultado ENEM 2020. Não deixe de conferir também quais são os documentos necessários e o que você deve levar no dia da prova.

Portal do Participante

Para acessar o Portal do participante é necessário entrar no site abaixo e informar os dados pedidos:

  • Portal do Participante Enem, enem.inep.gov.br/participante/#/login;
  • Informe o seu CPF e Senha.

Caso ocorra de o candidato esquecer a senha, não precisa ficar preocupado, nessa mesma página do endereço acima você poderá recuperar a sua senha, basta clicar na opção “Esqueci minha senha”, que fica logo abaixo das imagens. Após clicar terá que digitar os dados solicitados e depois clicar em “Confirmar”.

Estará disponível para impressão o cartão de confirmação de inscrição na Página do Participante, contendo as seguintes informações sobre a realização da prova:

Informações cadastrais do participante;

  • Data;
  • Hora;
  • Local;
  • Opção de língua estrangeira.

O cartão de confirmação é muito importante para que o candidato fique situado antecipadamente, para ter acesso a esse cartão o participante poderá acessar o endereço do INEP citado acima, basta informar o CPF e a Senha. Podendo ser feito o download como a impressão pelo site mesmo.

Vale lembrar que só consegue acessar essa página quem já efetuou as inscrições ENEM 2020, ou seja, quem tem cadastro no portal. Os demais usuários não conseguem ter acesso, pois essa página é restrita a quem vai participar do exame.

Agora que você já sabe tudo sobre as inscrições Enem, não perca tempo e se prepare para garantir uma vaga nas melhores universidades do Brasil. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *